Apolíneo X Dionisíaco

    "Temos a arte para não morrer da verdade", afirmou Nietzsche. Esse atribuiu à arte um papel central na cultura humana. Estudando a antiguidade grega, Nietzsche afirmou que a criatividade e a beleza daquela civilização se deveram à sua capacidade de articular duas forças que em princípio são opostas. Chamou-as de "Apolíneo" (relativo ao deus Apolo, é o princípio da racionalidade, da beleza harmoniosa e comedida, organizada) e de "Dionisíaco" (relativo ao deus Dioniso, que é o princípio da desordem, do caos, da falta de medida e da paixão). E para Nietzsche, nenhuma arte pode ser puramente apolínea, ou puramente dionisíaca; deve,pois, resultar da articulação desses opostos.
    Eis aqui, portanto, figuras que sintetizaram o melhor dessas forças opostas e se consolidaram como a verdadeira intersecção desses opostos:

    Sherlock Holmes, a figura clássica e icônica hoje não apenas da literatura, de Sir Arthur Conan Doyle, se torna um dos maiores exemplos do aproveitamento máximo da racionalidade de modo excepcionalmente comedido e organizado sem que haja brecha alguma para a sensibilidade emocional. Todavia, por beirar os extremos da razão, a percepção externa (de quem o observa) abre espaço para conclusões não voltadas para a razão ou para a ordem, mas para a "desordem" e para a "loucura".

"Eu sou um cérebro, Watson. O resto é mero apêndice." 

"Uma vez eliminado o impossível, o que restar, não importa o quão improvável, deve ser a verdade."

"O sentimento é um defeito químico encontrado no lado perdedor." 



    Por outro lado, Jack Sparrow, o maior pirata do Caribe, se torna o verdadeiro exemplo da excepcionalidade fundada na irracionalidade, nas atitudes sem comedimento, na embriaguez e na desordem. A realidade, porém, demonstra que ainda que datado de "louco", o seu comportamento findado por esses valores é que o leva ao alcance de tesouros e de objetivos, que sob uma busca racional, encontra-se apenas a frustração.

"Eu sou um desonesto. E nos desonestos, pode-se sempre confiar porque se sabe que sempre serão desonestos. Honestamente, é nos honestos que temos que ficar de olho; porque nunca se sabe quando vão fazer alguma coisa realmente estúpida."

"Uma mentira só é uma boa mentira quando até você acredita nela."

"Tesouros não são apenas ouro e prata, amigo."



Comentários

Postagens mais visitadas