Artistas Analógicos e Artistas Digitais (Seminário)

 

Artista Analógico

Theo Jansen é um artista e escultor cinético holandês reconhecido pelos trabalhos de grande dimensão que se assemelham a esqueletos de animais e que são capazes de caminhar utilizando a energia do vento. Theo possui formações nas áreas das artes plásticas assim como na engenharia.
Suas obras, em consequência disso, são uma verdadeira mistura da arte e da engenharia. Nas palavras de Theo, "As fronteiras entre a arte e a engenharia existem apenas em sua mente".

Theo Jansen dedica sua vida a criar vida artificial através de algoritmos genéticos. Suas criações possuem cérebros primitivos que são utilizados para localizar sua posição na praia. Seus animais necessitam de se localizarem para ficarem longe de seus principais perigos: o oceano, o fim da praia e tempestades.

Há cerca de 10 anos, Theo cria um novo tipo de Natureza. Nem pólen, nem semente, mas tubos amarelos são utilizados como material básico dessa nova natureza. Ele constrói esqueletos capazes de caminhar com a  ajuda do vento. Ele sonha com a possibilidade de que, em um futuro próximo, possa soltar suas criações na praia para que possam viver suas próprias vidas.

"Beach Animals" (Animais da Praia) ou "Strandbeests"







Artista Digital

Daniel Rozin é um artista israelense americano que trabalha na área de "arte digital interativa". E como artista interativo, Rozin cria instalações e esculturas que têm a capacidade única de mudar e responder à presença do espectador. Possui formação na área de design.

Proxxi Composições: Impressões que possuem a capacidade de exibir duas imagens diferentes de acordo com a distância de visualização do indivíduo. É interessante ver que mesmo uma simples impressão em papel pode exibir propriedades interativas e mudar de acordo com o ponto de vista do espectador.




"OS 4 ESPELHOS MECÂNICOS": Podem ser feitos de vários materiais, mas que compartilham do mesmo comportamento de interação. Qualquer pessoa que estiver diante de uma dessas peças é instantaneamente refletida em sua superfície. Todos os espelhos possuem câmeras de vídeo, motores e computadores que dependem da interação do espectador com a obra.






Comentários

Postagens mais visitadas